O SAGRADO ENSINAMENTO DE SRI RAMAKRISHNA 9

 

175. Havia um pregador profissional que provocava fortes sentimentos devocionais em seus ouvintes toda vez que dava seu sermão, mas ele, pessoalmente, não era um homem de caráter. Penalizado pela vida que levava, um dia lhe perguntei como ele podia despertar sentimentos devotos no coração de tanta gente, sendo que ele levava uma vida tão pouco digna. Respondeu-me: “A escova, embora seja uma coisa em si depreciável, serve para bater o pó e a sujeira das ruas!” 1. Não pude responder-lhe.

 

1. Isto não deve ser considerado como uma contradição da tese principal deste Capítulo. O efeito deste tipo de pregação é temporário e, por isso, não se assemelha aos resultados permanentes que produzem em seus discípulos, as palavras dos homens de verdadeira realidade espiritual.

 

176. Somente aquele que foi iluminado pela luz do Conhecimento Supremo é um verdadeiro Mestre.

 

177. Muitas pessoas têm ouvido falar da neve, mas nunca a viu. Do mesmo modo, muitos pregadores religiosos têm lido nos livros sobre os atributos de Deus, mas não O realizaram em si mesmos. Outros viram a neve, mas não a provaram. Assim, muitos mestres religiosos tiveram somente um vislumbre da Divina glória, mas não compreenderam sua essência. Somente aquele que degustou a neve pode dizer como é. Do mesmo modo, só pode descrever os atributos de Deus aquele que teve com Ele as diferentes relações de amigo, amante e também realizou sua unidade com Ele no estado de completa absorção. 

 

178. Aquele que se crê líder e forma uma seita, demonstra que seu ego “não está maduro”. Mas não há nenhum mal se, depois de realizar Deus e receber seu mandato, pregar para o bem dos demais. Sukadeva recebeu o mandato divino de revelar o “Bhagavata” (Divino ensinamento) a Parikshit.

 

179. Quando a jarra está cheia, não faz mais ruído. Do mesmo modo, o homem de realização não fala muito. Mas como se explica a atitude de Narada e outros? Narada, Sukadeva e uns poucos como eles, depois de alcançar o estado de samadhi, desceram alguns degraus e por misericórdia e amor, ensinaram à humanidade.

 

180. Há duas espécies de homens perfeitos neste mundo: aqueles que ao realizar a Verdade se tornam silenciosos e desfrutam, em si mesmos da felicidade, sem pensar nos demais e aqueles que, depois de realizar a Verdade, não encontram prazer em mantê-la oculta e pregam em voz alta: “Venham todos e gozem da Verdade conosco”.

 

181. Quando uma flor se abre e a brisa espalha seu perfume, as abelhas vêm sem serem chamadas. As formigas vão onde encontram algo doce. Do mesmo modo, quando um homem se torna puro e perfeito e a doce influência de seu caráter se espalha por todos os lados, todos os que buscam a Verdade se sentem naturalmente atraídos por ele. Não necessita ir em busca de ouvintes.

 

182. As formigas se reúnem onde tenha caído algum doce. Trate de se converter em açúcar cande, isto é, descubra dentro de si mesmo a doçura da consciência espiritual e as formigas (os devotos), virão a você sem serem chamados. Se pregar sem ter recebido o mandato de Deus, suas palavras não terão poder e ninguém o escutará. Deve-se alcançar Deus pela devoção ou por qualquer outro meio e logo, ao receber Sua palavra, poderá pregar em todas as partes. Somente depois de receber o poder e a força de Deus, poderá assumir a responsabilidade e deveres de um pregador.

 

183. Quando o fogo arde, as traças vêm não se sabe de onde e caem nele. O fogo não convida as traças. Tal é o caso da pregação dos homens perfeitos. Eles não convidam as pessoas, mas centenas delas vêm de todas as partes, em busca de seus ensinamentos.

 

184. Em que consiste a verdadeira pregação? Se em lugar de pregar você adorar Deus todo o tempo, isso é suficiente pregação. Aquele que se esforça para liberar-se é o verdadeiro pregador. Centenas de pessoas vêm de todas as partes, ansiosas para receber os ensinamentos de um homem liberado. Quando uma rosa abre seu botão, as abelhas são atraídas sem que ninguém as convide.  

 

 

185. O encarregado de vender o trigo de um grande depósito está ocupado incessantemente em sua tarefa, sem medo de que lhe falte este cereal, pois sabe que é continuamente abastecido por este imenso celeiro. Por outro lado, o trigo que há para vender em um pequeno armazém logo se esgota. Deste mesmo modo é Deus mesmo quem inspira constantemente novas e sábias idéias e sentimentos no coração de Seus devotos. Mas aqueles que têm sabedoria livresca, são como os pequenos depósitos, do qual os grãos logo se esgotam. 

 

186. A luz do gás ilumina a cidade com variada intensidade. Mas a energia da luz, ou seja, o gás, vem de uma usina comum. Assim os mestres religiosos de todos os lugares e idades, são como outras lâmpadas que revelam a luz do Espírito, o qual flui da única fonte, o Senhor Todo Poderoso.

 

187. A água da chuva cai dos telhados por canos que, às vezes, em sua extremidade, têm a forma de uma cabeça de tigre. Tem-se a impressão de que a água sai da boca de um tigre quando, na realidade, desce do céu. Do mesmo modo, os ensinamentos dos santos, embora saiam de suas bocas, vêm diretamente de Deus.

Clique para voltar à lista de páginas
 
   
   
   
   
 

          

           
 


   
 
 
      Emerson Berlanda Astrologia  
      Astrologia & Yoga