Fonte de pesquisa: El Pensaniento Hindu (Vedanta) – Swami Ritajananda

 

O QUE É E A VEDANTA?

 

O termo Vedanta significa fim ou objetivo dos Vedas, escrituras muito antigas que formam a base do hinduismo. É uma expressão muito antiga do pensamento hindu, tratando-se de um pensamento metafísico semelhante à religião, mas sem incluir nenhum dogma, não estando vinculada a nenhuma crença particular, a nenhuma personalidade, nem a um livro sagrado.  A Vedanta é um conhecimento experimentado espiritualmente e seu objetivo é o de resolver o mistério da existência. 

A Vedanta nos diz que não existe contradição entre a filosofia e a ciência. Na busca pela verdade, conhecemos dois caminhos: o da filosofia e o da ciência.  Nos diz como buscar a verdade em todos os sentidos, ao nos mostrar a harmonia universal, que relaciona a religião, a filosofia e a ciência.  

O pensamento vedântico se refere a um Deus exterior a nós. Deus é infinito, transcendente, é Espírito. Se O buscarmos por meio do espírito, poderemos alcançar a realização do Absoluto ou Realidade Suprema. Esse é nosso dever e ideal, é o objetivo da nossa vida na Terra. A Vedanta nos ensina que não devemos buscar a Realidade suprema fora de nós e que não a alcançaremos enquanto não nos purificarmos e nos colocarmos completamente a serviço desse objetivo. Devemos purificar nosso espírito humano para compreendermos a Verdade. Mesmo o homem materialista e amante dos bens e prazeres, um dia será forçado, pela sua própria natureza, a descobrir as limitações dos prazeres mundanos.  

A Vedanta nos mostra o caminho, nos ensina a prática espiritual, que também é a prática de uma religião ideal. Ela ensina que Deus não é uma pessoa, mas um princípio, o Princípio Supremo, o Absoluto, que controla, ao mesmo tempo, a criação, a conservação e a destruição. Ele não muda. É eterno. O objetivo da Vedanta é o de nos auxiliar a alcançar a liberação desta vida. A sua beleza consiste em que nos orienta para a descoberta do “eu sou”, do “eu” e que nos faz compreender que nossa verdadeira natureza é a consciência pura, eterna, perfeita, acima de todo o visível. É uma luz que tudo ilumina. Ela diz: “Ajuda aos demais, porque eles estão em ti”. 

Os sábios faziam essa pergunta: “Qual é a coisa cujo conhecimento basta para conhecer tudo?”. A resposta está no Taitiriya Upanishad (no qual os Vedas estão inseridos como a escritura mais antiga): “Estes nasceram por Ele e depois voltam e se submergem Nele”.  

 

Palavras de Swami Vivekananda:

Há dois tipos de seres humanos: uns buscam a espiritualidade e outros se fixam nos objetos materiais. Ambos podem alcançar o bem. Todos trabalhamos, cada um numa esfera. Agradaria a Deus que cada um de nós fossemos igualmente hábeis nas duas esferas. Vi sábios que eram tão hábeis no âmbito espiritual como no âmbito cientifico e tenho a grande esperança que, com o tempo, toda a humanidade obterá as mesmas capacidades. Se observarmos a água que começa a ferver, veremos primeiro uma bolha que sobe, depois outra e assim sucessivamente, até que todas se unem e se produz uma enorme agitação.

Esse mundo se parece muito com isso. Cada indivíduo é como uma bolha e muitas bolhas são como uma nação. Essas nações se unem progressivamente e estou seguro de que chegará o dia em que toda esta separação terá desaparecido. Essa Unidade, para a qual todos vamos, se manifestará. Chegará o dia em que cada homem será tão experiente no mundo cientifico como no espiritual. Então essa Unidade, a harmonia da Unidade, impregnará o mundo inteiro. Todos os homens serão Jivan-Mukta, liberados viventes.

Todos nos esforçamos para alcançar esse objetivo único através de nossas invejas e nossos ódios, tanto quanto através de nosso amor e nossa fraternidade. Uma imensa onda desce para o Oceano e nos arrasta com ela. No final da viagem, e embora flutuemos à deriva como fiapos de palha ou pedaços de papel, sabemos que chegaremos ao Oceano da Vida e de Beatitude. 

Gnana-Yoga, págs. 177-1778.