Fonte de pesquisa:
El Pensaniento Hindu (Vedanta) – Swami Ritajananda
O QUE É E A VEDANTA?
O termo Vedanta
significa fim ou objetivo dos Vedas, escrituras muito antigas que formam a base
do hinduismo. É uma expressão muito antiga do pensamento hindu, tratando-se de
um pensamento metafísico semelhante à religião, mas sem incluir nenhum dogma,
não estando vinculada a nenhuma crença particular, a nenhuma personalidade, nem
a um livro sagrado. A Vedanta é um
conhecimento experimentado espiritualmente e seu objetivo é o de resolver o
mistério da existência.
A Vedanta nos diz
que não existe contradição entre a filosofia e a ciência. Na busca pela
verdade, conhecemos dois caminhos: o da filosofia e o da ciência. Nos diz como buscar a
verdade em todos os sentidos, ao nos mostrar a harmonia universal, que
relaciona a religião, a filosofia e a ciência.
O pensamento
vedântico se refere a um Deus exterior a nós. Deus é infinito, transcendente, é
Espírito. Se O buscarmos por meio do espírito, poderemos
alcançar a realização do Absoluto ou Realidade Suprema. Esse é nosso dever e
ideal, é o objetivo da nossa vida na Terra. A Vedanta nos ensina que não
devemos buscar a Realidade suprema fora de nós e que não a alcançaremos
enquanto não nos purificarmos e nos colocarmos completamente a serviço desse
objetivo. Devemos purificar nosso espírito humano para compreendermos a
Verdade. Mesmo o homem materialista e amante dos bens e prazeres, um dia será
forçado, pela sua própria natureza, a descobrir as limitações dos prazeres
mundanos.
A Vedanta nos mostra
o caminho, nos ensina a prática espiritual, que também é a prática de uma
religião ideal. Ela ensina que Deus não é uma pessoa, mas um princípio, o
Princípio Supremo, o Absoluto, que controla, ao mesmo tempo, a criação, a conservação
e a destruição. Ele não muda. É eterno. O objetivo da Vedanta é o de nos
auxiliar a alcançar a liberação desta vida. A sua beleza consiste em que nos
orienta para a descoberta do “eu sou”, do “eu” e que nos faz compreender que
nossa verdadeira natureza é a consciência pura, eterna, perfeita, acima de todo
o visível. É uma luz que tudo ilumina. Ela diz: “Ajuda aos demais, porque eles
estão em ti”.
Os sábios faziam
essa pergunta: “Qual é a coisa cujo conhecimento basta para conhecer tudo?”. A
resposta está no Taitiriya Upanishad (no qual os
Vedas estão inseridos como a escritura mais antiga): “Estes nasceram por Ele e
depois voltam e se submergem Nele”.
Palavras de Swami Vivekananda:
Há dois tipos de
seres humanos: uns buscam a espiritualidade e outros se fixam nos objetos
materiais. Ambos podem alcançar o bem. Todos trabalhamos,
cada um numa esfera. Agradaria a Deus que cada um de nós fossemos
igualmente hábeis nas duas esferas. Vi sábios que eram tão hábeis no âmbito
espiritual como no âmbito cientifico e tenho a grande esperança que, com o
tempo, toda a humanidade obterá as mesmas capacidades. Se observarmos a água
que começa a ferver, veremos primeiro uma bolha que sobe,
depois outra e assim sucessivamente, até que todas se unem e se produz uma
enorme agitação.
Esse mundo se parece
muito com isso. Cada indivíduo é como uma bolha e muitas bolhas são como uma
nação. Essas nações se unem progressivamente e estou seguro de que chegará o
dia em que toda esta separação terá desaparecido. Essa Unidade, para a qual todos vamos, se manifestará. Chegará o dia em que cada homem
será tão experiente no mundo cientifico como no espiritual. Então essa Unidade,
a harmonia da Unidade, impregnará o mundo inteiro. Todos os homens serão Jivan-Mukta, liberados viventes.
Todos nos esforçamos
para alcançar esse objetivo único através de nossas invejas e nossos ódios,
tanto quanto através de nosso amor e nossa fraternidade. Uma imensa onda desce
para o Oceano e nos arrasta com ela. No final da viagem, e embora flutuemos à
deriva como fiapos de palha ou pedaços de papel, sabemos
que chegaremos ao Oceano da Vida e de Beatitude.
Gnana-Yoga, págs. 177-1778.